Grupo Cultural e Recreativo Farrobim Jovem – Grupo Folclórico da Feteira

0
86
Nenhuma descrição de foto disponível.

Nota Histórica:

O Grupo Folclórico da Feteira, Freguesia da Feteira, Concelho da Horta, Ilha do Faial – Açores, foi fundado oficialmente no mês de abril de 1995. Porém, esta agremiação cultural surge em março de 1994, após três jovens da freguesia (Carla Costa, Lília Estrela e Humberta Goulart) terem tido a iniciativa de juntar outros jovens com vista a criarem algo para a ocupação dos tempos livres.

Depois de algumas reuniões, nas quais foram propostas diversas atividades, surgiu a ideia de se aprender folclore.

Neste sentido, falou-se com as pessoas idosas da freguesia para se averiguar a sua disponibilidade para ensinar essa verdadeira arte de tradição popular. Com o apoio destes elementos, alguns meses depois, teve lugar, no mês de maio, a primeira apresentação pública do grupo no Império do Farrobim, tendo sido bailadas apenas chamarritas, uma vez que, naquela altura, ainda tinha decorrido pouco tempo de ensaios.

Alguns meses depois, teve lugar uma segunda apresentação pública do Grupo na festa maior da freguesia: a Festa de Nossa Senhora de Lourdes, na qual foram bailados a chamarrita e o baile de roda “Meu Bem”. Passado algum tempo e depois de diversos ensaios, aconteceu a apresentação oficial do Grupo Folclórico da Feteira na Sociedade Filarmónica Lira e Progresso Feteirense, no dia 11 de fevereiro de 1995, tendo, na ocasião, sido bailados todos os bailes que fazem parte do seu repertório.

Em abril de 1995, o Grupo oficializou-se com a assinatura dos seus Estatutos. Neste mesmo ano, foi iniciada a confeção dos trajes que utiliza nas suas atuações. A partir desta data, esta agremiação cultural, que é constituída por cerca de 45 elementos, entre dançarinos, cantadores e tocadores, tem realizado uma média anual de 10 exibições.

Neste âmbito, tem atuado em diversas festividades na ilha, tais como: Semana do Mar, festas do Varadouro, dos Flamengos, da Conceição, da Senhora de Lourdes e Semana Desportivo cultural da Feteira, impérios do Divino Espírito Santo, do Salão, festival de música da Filarmónica Nova Artista Flamenguense, Encontros de Grupos Folclóricos do Triângulo, hotéis e em muitas outras em volta da ilha, bem como participações nos festivais de folclore de S. João da Caldeira organizados pelas Tuna e Grupo Folclórico Juvenil dos Flamengos, nos festivais de Folclore da AFIF ( Associação de Folclore da ilha do Faial), que para além dos grupos locais contou também com outros de Portugal continental e do estrangeiro.

Em Maio de 2003, o grupo teve a honra de atuar para sua Exa. Revma. D. Ximenes Belo, bispo de Dili, aquando da sua passagem pela freguesia da Feteira.

Fora da ilha, o Grupo marcou presença na Semana Cultural da Velas no ano de 1998, representou o Faial em algumas edições do Festival de Folclore das Bandeiras, na ilha do Pico, na Festa do Emigrante em Julho de 2003, na ilha das Flores nas festas da Senhora de Lourdes do Carapacho, em agosto de 2003, ilha da Graciosa e, em junho de 2004, nas Sanjoaninas, na ilha da Terceira. Ainda no decorrer deste ano, atuou, no mês de junho, para o programa Atlântida, transmitido a partir da Quinta de São Lourenço, e também para o programa “Casa dos Açores”, no mês de dezembro.

Para além do Folclore o Grupo participou nas duas primeiras edições do Festival da canção Jovem Cristã, organizou os tradicionais ranchos de Natal nos anos de 1995, 2001, 2003 e 2007 e atuou em diversas freguesias da ilha, bem como nos encontros de Ranchos de Natal organizados pela Câmara Municipal da Horta.

Participou no primeiro workshop de folclore no ano de 2004, sobre trajes e posturas em apresentações, etc. e tomou parte, em 2005 e 2006, no inter-folclore, evento anual organizado pelo Grupo Folclórico e Etnográfico de Pedro Miguel, que consiste na realização de jogos tradicionais tais como: Bilro, Andas, Ringue, Futebol, etc… culminando com o sempre desejado Rally Papper, que contou com a participação dos grupos folclóricos da ilha.

Desde o ano de 2006, o Grupo leva à cena, anualmente, uma peça de teatro na edição da semana desportivo cultural da freguesia, sendo que já apresentou estas peças nas freguesias dos Cedros e Pedro Miguel.

A nível desportivo teve participações nos torneios de futebol de 5 da semana desportivo cultural, bem como equipas de bilro.

No ano de 2008, foi publicada, na edição do dicionário enciclopédico, a história do grupo.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Proponente: Grupo Cultural e Recreativo Farrobim Jovem – Grupo Folclórico da Feteira

Data de Fundação: 1995-04-10

Número de Elementos Executantes: 45

Telefone:968097780 / 916695082

Email:grfolcfeteira@gmail.com

Site:http://gffeteira.no.comunidades.net/

Facebook:https://www.facebook.com/Grupo-Folclórico-da-Feteira-276866442361085/?fref=ts

Morada:Travessa do Farrobim, 13
9900-361 Feteira
Horta

Localização: Portugal / Açores / Ilha do Faial / Horta


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here