São Macaio

0
46

São Macaio” é uma canção dançada nos Acores. Foi sobretudo na ilha Terceira que a sua tradição se generalizou. Tudo leva a crer que o seu nome original, seja São Macário e que o nome com que ficou conhecido seja já uma degeneração do primeiro. Acredita-se que São Macário seria um navio que andava entre as ilhas e o Brasil, e que teria naufragado numa das suas viagens. Pois como diz a canção; “São Macaio, deu à costa (…) toda a gente se salvou (…) só o São Macaio é que não”.

São Macaio é uma danca de roda, um pouco semelhante à ’chula’ do Minho. Originalmente, esta era uma moda que se dançava nos ‘balhos’ ou bailes das aldeias, nos quais as pessoas não necessitavam de qualquer traje típico para evidenciar as suas capacidades de bailadores. Um baile era, geralmente, dividido em várias partes, consoante as modas: começava-se com a charanga, que é uma moda com influências africanas; depois vinha o São Miguel ou “virar do baile‘ ou ´ ’os mares’ como também é conhecida; de seguida o São Macaio, depois a “tirana” e por fim a ‘chamarrita’. Esta última é dançada em todas as ilhas.

É possível encontrarmos algumas semelhanças entre algumas ilhas, no que toca às danças. É o que acontece entre a Terceira, a Graciosa e São Jorge. Entre São Miguel e Santa Maria também é possível encontrar algumas semelhanças bem como entre o Faial e o Pico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here